Estudo de Caso – Juliana Sento Se Borges

Todos os dias é possível encontrar na mídia novas dietas e treinos milagrosos que prometem mudanças significativas no corpo. Promessas de “secar” e ficar mais forte são algumas das mais encontradas. Mas será que estes “super” treinos e dietas entregam o que prometem?

ju cpju cp3

Pode-se afirmar que emagrecimento e ganho de massa muscular são alguns dos objetivos mais comuns dos indivíduos que decidem iniciar uma rotina de atividades físicas. Outras metas como melhora da qualidade de vida e diminuição de dores articulares também são bastante citados. E com os alunos da ABR não é diferente.

No dia 9 de dezembro de 2015, a Juliana Borges procurou a ABR para iniciar um programa de treinamento físico e tinha três objetivos em mente: secar, ganhar massa muscular e aliviar as dores no ombro direito e joelho esquerdo para jogar tênis com mais frequência. Um caso complexo, mas que com a metodologia de treino adequada, a parceria da nutricionista Carolina Marques e muita disciplina da aluna, se tornou mais uma vitória da equipe ABR.

Primeiramente, foi realizada uma avaliação, onde os objetivos da cliente foram expostos, e suas dores foram categorizadas (nota de 0 a 10). O passo seguinte foi a realização da avaliação do FMS ( Functional movement screen), que tem como objetivo identificar falta de mobilidade e estabilidade articulares, além de apontar assimetrias entre lado esquerdo e direito do corpo. Com estas informações em mãos, a equipe ABR já pôde identificar a origem de suas dores e começar a atuar para aliviá-las. Com muita liberação miofascial e exercícios corretivos, a Juliana pôde sentir que sua dor no ombro direito passou de nota 4 para nota 1, e sua dor no ombro esquerdo foi da nota 6 para a nota 2.

Com suas dores diminuindo continuamente, os objetivos de “secar” e ganhar massa muscular passaram a se tornar mais tangíveis, já que para chegar a este patamar é preciso que o corpo suporte uma carga de exercícios físicos de média e alta intensidade sem se lesionar. Estas duas metas, por mais comum que sejam, pertencem a duas vias metabólicas diferentes, ou seja, é impossível obter os melhor dos dois benefícios em uma única sessão de treinamento.

A metodologia de treino da ABR é organizada de forma ondulatória para que cada um destes estímulos antagônicos, ganho de força e “aeróbio”, receba o enfoque adequado, no tempo adequado, baseado nas necessidades e desejos do seu aluno. Com este tipo de treino, e orientação nutricional adequada, a Juliana pôde perder três kilos de gordura e ganhar 0,800 gramas de massa muscular entre os dias 09/12/2015 e o dia 27/01/2016. A partir daí, novas metas são traçadas e as estratégias são reavaliadas e direcionadas para o contínuo progresso do aluno.

Bons Treinos !!

Equipe ABR Preparação Física Funcional

Anúncios

Uma resposta em “Estudo de Caso – Juliana Sento Se Borges

  1. Super satisfeita com os treinos, com a preocupação não só com o objetivo estético, mas com a liberação miofascial, os movimentos de preparação do movimento, além da divisão do treino em si! E com certeza, com uma alimentação não só saudável, mas voltada para os objetivos, os resultados aparecem!! Valeu, ABR!! 💪👊☺️

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s