Postura correta durante todo o dia

Por Equipe abr.

Viver no mundo atual nos exige que passemos muito tempo sentados. Seja na frente de um computador, em um sofá, dentro do carro, dos ônibus, metrôs ou aviões. Dessa forma, fica muito difícil de manter uma boa postura durante todo o dia, ou até mesmo por algumas horas. Porém com algum esforço e uma boa estratégia é possível manter uma boa postura. Os benefícios são inúmeros: diminuir as chances de lesão na coluna lombar, no pescoço, punhos, joelhos e tornozelos. Além aumentar na disposição para o dia-a-dia (Williams, 2012).25FEV15

Os professores da abr costumeiramente orientam os alunos sobre como estar atento à postura durante sua rotina diária, pois somente treinar de 2 a 3 horas por semana não é o suficiente. Uma hora do dia representa 4% do seu dia. Vamos supor que o treino de uma hora seja bastante eficiente, e te deixe um bom legado. E nos outros 96% do dia? Você se mantém com uma postura adequada ?

Seguem abaixo algumas dicas para que você se certifique que está numa postura adequada, segundo Verstegen (2012):

  • Eleve o seu peito (esterno, osso vertical que divide lado direto/esquerdo do peito);
  • Mantenha suas escápulas (osso da parte posterior do ombro, antigamente conhecida por “omoplata”) encaixadas para trás e para baixo;
  • Mantenha seu abdômen “chapado”.

No caso de você estar sentado:

  • Suas orelhas devem estar alinhadas com os quadris. Os joelhos a 90 graus alinhados com quadris, ou até 20◦ mais baixo. Os tornozelos alinhados com os joelhos.
  • Seu queixo deve estar paralelo ao chão, ou pouco inclinado para baixo, máximo 30◦;

Na sequência, seguem dicas para o caso de você estar em pé:

  • Suas orelhas devem estar alinhadas com os ombros, seus quadris com seus joelhos, e esses com os seus tornozelos;
  • Alterne o peso colocado em uma das pernas;
  • Em caso de ficar muito tempo em pé, realizar algum dos alongamentos propostos pela ABR.

Outra ótima estratégia para manter a musculatura saudável, sua circulação sanguínea e seu metabolismo ativos é realizar a autoliberação miofascial em situações cotidianas fora do treino. Como passar a bolinha de borracha da ABR (ou bola de tênis) na planta dos pés enquanto no computador. Ou no intervalo do seu programa de TV favorito, fazer a autoliberação miofascial com o rolo de alta densidade ou com o ”stick”.

Se você for passar muito tempo sentado ou em pé parado, lembre-se de se movimentar a cada 30 minutos. Adotar as estratégias posturais propostas acima, combinadas com a preparação física funcional, alimentação adequada e apresentar consistência, podem ser um caminho para resultados efetivamente duradouros.

REFERÊNCIAS
WILLIAMS, Pete. 5 de julho 2012.
http://www.coreperformance.com/knowledge/wellness/24-hours-of-perfect-posture.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s