Alongamento x Trigger Points (Ponto Gatilho)

Por Eduardo Brasil.
 TriggerPoints

Muito se fala sobre a necessidade de se realizar alongamento muscular, e muito se estuda e se discute sobre realizá-los antes ou depois da sessão de treinamento. Pois bem, acredito que sejam tópicos importantes a serem abordados, mas antes levanto duas questões. Esse músculo a ser alongado está preparado para receber tal estímulo? Este músculo se encontra saudável e somente encurtado ou há trigger points (ponto gatilho) interferindo em sua maneira de funcionar.

Trigger point (ponto gatilho) é uma pequena parte do músculo que atua diferentemente das outras. Esta parte costuma ser sensível à pressão, gerando queimação ou pinçamento quando comprimida (Cook, 2003 Athletic Body in Balance). Muitos fatores podem gerar trigger points, desde lesões mal curadas até fatores comportamentais, como treino inapropriado ou até mesmo por passar muito tempo sentado.

Dificilmente ponto gatilho e encurtamento muscular andam separados. Inserir estímulo de flexibilidade sem antes identificar e liberar estes pontos gatilho fará com que esta sessão de alongamento não tenha uma boa fixação dos estímulos propostos, pois os pontos de tensão não se dissiparão, e voltarão à estaca zero assim que o indivíduo voltar às suas atividades cotidianas.

Então acredito que o primeiro passo é buscar e trabalhar estes pontos gatilho nas áreas próxima à suspeita de encurtamento muscular com as técnicas de liberação miofascial.  Esta técnica é aplicada com rolos de massagem, ou bolas especiais e visam identificar e deixar o músculo mais solto, facilitando a absorção do estímulo do alongamento.

Em muitos casos , só pelo fato de liberar a tensão na fascia muscular já faz com que o indivíduo ganhe amplitude em seus movimentos, descaracterizando o “diagnóstico” de encurtamento muscular e se apresentando como uma alteração fisiológica do músculo.

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