Balança Calórica relacionada à hipertrofia e emagrecimento

Por Equipe abr
corrida
Ganho de massa muscular e perda de “peso” são dois dos objetivos mais comuns buscados por praticantes de atividade física. E ainda, os mais exigentes, visam obter os dois se possível simultaneamente.Para qualquer meta com a prática de exercícios físicos regulares, muitos são os fatores que determinam se o indivíduo irá alcançar ou não seu objetivo. Gênero, questões hormonais, padrões de movimento, treino, alimentação, descanso, nível de estresse são alguns destes fatores. Quanto mais fatores sob controle, maiores as chances de sucesso.Pensando inicialmente em qual tipo de treino e alimentação devemos seguir, falemos de hipertrofia. Um foco maior no treinamento contra resistência é o ideal. Para o aumento do tamanho da secção transversa do músculo (diâmetro), o corpo necessita de uma grande quantidade de nutrientes, e a partir daí gerar uma balança calórica positiva, ou seja, ingerir mais calorias do que gastar no decorrer do dia. A orientação sobre quais tipos de alimento e melhor ocasião para consumí-los fica por conta do profissional adequado, o Nutricionista.Muitos se preocupam com a “perda de peso”, o que muitas vezes leva o indivíduo a perder bastante massa magra (muscular) durante o processo. Agora, quando pensamos em emagrecimento, ou seja, perda de massa gorda, dá-se um sentido mais saudável ao procedimento. E neste processo o treinamento contra resistência contribui para minimizar a perda de massa magra.
Reconhecidamente, o treinamento aeróbio é um dos mais utilizados para populações que visam o emagrecimento. Atividades como bike, corrida e caminhada são comumente prescritas para atingir este objetivo. Uma alternativa interessante pode ser o treinamento em circuito, técnica muito utilizada dentro do funcional, garantindo um gasto calórico elevado ajudando a manter a balança calórica negativa. Para seguir uma dieta de poucas calorias e com ingestão correta de nutrientes, consulte um Nutricionista.Quem almeja atingir ambos objetivos deve ter em mente que ambos os processos ocorrem por vias metabólicas concorrentes, ou seja, dificilmente serão alcançados simultaneamente. A solução para este paradigma seria um bom planejamento, dividindo o treino em períodos, fazendo com que de médio à longo prazo ambas as metas sejam alcançadas. Este planejamento se chama periodização, e deve ser aplicado para quaisquer objetivos, inclusive.
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